23/10/2017 Processo Seletivo Indígena 2018 A A A |

Inscrições já podem ser feitas

A partir de hoje, dia 23 de outubro, até o dia 24 de novembro de 2017, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2018, destinando 20 vagas para ingresso em 18 cursos de graduação desta Universidade.

Conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM, na 859ª Sessão Extraordinária do CEPE, de 23/12/14, a Universidade Federal de Santa Maria adota o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Nesse mesmo conselho definiu-se pela manutenção do Programa Específico de Ingresso de Estudantes Indígenas, conforme Resolução 011/2007.

É condição legal para se inscrever ao Processo Seletivo Indígena o candidato que comprovar sua condição de indígena aldeado. Para isso, o candidato deverá apresentar o Registro Administrativo de Índio ou a Certidão do Registro Civil, acompanhado da declaração de indígena aldeado, expressa pela liderança indígena da comunidade de origem e também da declaração da FUNAI, conforme orientações descritas no Edital do Concurso

O processo classificatório será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (03 questões), História (04 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (03 questões), e por uma prova de Redação relacionada à temática indígena (equivale a 5 acertos).

A prova objetiva e a prova de redação do Processo Seletivo Indígena 2018 serão realizadas no dia 07 de janeiro de 2018, das 09h às 14h, nos municípios-sede de Santa Maria e Frederico Westphalen.

São oferecidas 20 vagas na Universidade Federal de Santa Maria, sendo todas no campus de Santa Maria, distribuídas de acordo com a relação de cursos contidos no Edital do Concurso.

No dia 20 de dezembro de 2017, a COPERVES divulgará a Listagem dos Inscritos com local de prova no endereço eletrônico (www.coperves.ufsm.br). A partir dessa listagem, de consulta OBRIGATÓRIA, o candidato deverá verificar seus dados.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (55) 3220 8170, ou pelo e-mail: falecom@coperves.ufsm.br