15/09/2017 Descubra - 4ª edição A A A |

Evento encerra amanhã

Abertura oficial do 4º Descubra ocorreu na manhã desta quinta (14)

Robôs, apresentações artísticas e demonstrações de primeiros socorros foram algumas das atrações do primeiro dia do Descubra UFSM, que começou nesta quinta-feira (14) com uma variedade de mostras e atividades das mais diversas áreas. O evento, que chega a sua 4ª edição, é uma feira interativa das práticas de ensino, pesquisa e extensão promovidas na UFSM e tem como tema “Seus momentos mais confusos estão cheios de respostas”. O Descubra ocorre até sábado (16), no Centro de Eventos do campus sede, e o horário de funcionamento é das 9h às 17h.

São esperados cerca de 300 ônibus, com alunos vindos de todo o Estado. Para recebê-los, a UFSM conta com exposições de 119 cursos de graduação, tanto do campus sede como de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins. Além disso, há também participação do Colégio Politécnico, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) e pró-reitorias, entre outros órgãos e projetos.

Segundo o reitor Paulo Afonso Burmann, eventos como esse buscam trazer informações para os estudantes, auxiliando-os a definirm as escolhas de sua formação. A universidade tem, assim, a oportunidade de melhor cumprir seu papel no ensino, na pesquisa e na extensão, através de alunos engajados e identificados com a instituição. “A melhoria na relação dos índices de ingresso e diplomação dos nossos estudantes tem muito a ver com as escolhas conscientes e identificadas que eles fazem ao entrar na universidade”, afirma Burmann, ao destacar a importância dessa melhoria estratégica para o êxito da UFSM.

Cabine da PRAE foi um dos lugares mais procurados no pavilhão dos cursos

Durante os três dias do evento, a Floresce – Floricultura Escola ministrará minicursos sobre terrário e arranjos florais, enquanto alunos do Centro de Artes e Letras promoverão a “Rua das Artes”, espaço dedicado a workshops e oficinas. A edição deste ano também conta com um Espaço Chimarrão, Praça de Alimentação e Espaço Vibe, voltados à descontração do público. Um Tour Guiado também é promovido pelo Politécnico, a fim de que os visitantes conheçam as dependências do colégio.

Mateus Goettems veio de Cerro Largo, na região Noroeste do Estado, para conhecer a UFSM com sua escola. Ele está no último ano do ensino médio, mas ainda tem dúvidas quanto à profissão que seguirá. Interessado nos cursos de Relações Internacionais e Engenharia Química, ele poderá encontrar as respostas para os seus momentos mais confusos através do Teste Vocacional, também oferecido no Descubra.

Já Lúri Dutra é acadêmica do 5º semestre de Tecnologia em Agronegócio. O curso, antes oferecido no campus de Silveira Martins, foi transferido recentemente para Santa Maria. Juntamente com alguns colegas, Lúri explica aos alunos do ensino médio que por ali passam as características e desafios da profissão. O tecnólogo é voltado à cadeia produtiva e abrange a parte agrária e a pecuária, tanto para grandes como pequenos produtores.

Espera-se que 25 mil pessoas visitem a UFSM durante os três dias do Descubra. Para auxiliar os visitantes, a Coperves disponibilizou umguia do evento. Outras informações também podem ser acessadas através da página do evento no Facebook.

Texto: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali